Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O uso terapêutico do suco de maracujá e sua importância na indústria

O maracujá é uma fruta originária do Brasil que segue sendo o maior produtor do mundo. De acordo com dados da Embrapa de 2019, no país são produzidos cerca de 42.000 hectares com destaque absoluto para a região nordeste, sendo a Bahia o principal Estado produtor e o Ceará o segundo. 

Versátil, o maracujá é amplamente utilizado pela indústria em preparações e apresentações que vão desde polpas até princípios ativos para fabricação de produtos farmacológicos.

Se você desconhece quais propriedades são essas e quais são os possíveis usos do maracujá na indústria, confira este artigo e fique por dentro do assunto!

As propriedades terapêuticas do suco de maracujá e demais produtos

O maracujá é popularmente conhecido e consumido como calmante natural graças a presença de substâncias depressoras do sistema nervoso central.

Mas além de dispor de propriedades terapêuticas, o maracujá também é rico em nutrientes que contribuem com a saúde física.

Dentre eles: vitaminas A, C, complexo B e sais minerais, tais como ferro, sódio, cálcio e fósforo. Esse conjunto de nutrientes auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, combate os radicais livres e ajuda no tratamento de infecções, entre outros benefícios.

Maracujá como importante matéria-prima industrial

Além de ser consumido in natura, o maracujá é amplamente utilizado por distintos segmentos da indústria, como por exemplo:

1. Alimentos e bebidas

No setor de alimentos e bebidas, tal fruta pode ser utilizada para fabricação de sucos, néctares, chás, vinhos, licores, picolés e sorvetes. Além disso, a casca do maracujá é rica em pectina, que é uma fibra utilizada na fabricação de geleias, sucos, doces e iogurtes com o objetivo de garantir consistência a esses alimentos.

2. Farmacêutico

A fruta é utilizada pelo setor farmacêutico para obtenção do princípio ativo para produção de fármacos que auxiliam no tratamento de ansiedade, insônia, hipertensões leves, menopausa, cólica menstrual e dor torácica causada pela má irrigação de sangue no coração.

3. Cosméticos

O maracujá é empregado no segmento de cosméticos por propriedades que beneficiam cuidados com a pele e cabelos. Um dos principais componentes utilizados para produção de cosméticos é o óleo da fruta extraído de suas sementes é utilizado na composição de hidratantes faciais e corporais.

Conheça a Atlântica Foods

Se você está em busca de suco de maracujá com qualidade garantida, conte conosco. Oferecemos sucos e polpas integrais, concentrados, concentrado clarificado, convencional ou orgânico. Entre em contato agora e peça uma cotação

1 comentário em “O uso terapêutico do suco de maracujá e sua importância na indústria”

Deixe um comentário

Veja também

Assine e receba conteúdos exclusivos!