Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Da goiabeira à sua indústria: o processo produtivo da polpa de goiaba

A goiabeira é uma árvore que oferece frutos incríveis, sendo a polpa de goiaba um produto bastante versátil utilizado pela indústria alimentícia.

Mas você conhece como é o processo produtivo da polpa de goiaba? Há muitas etapas pelas quais a fruta passa a partir do momento em que ela é colhida.

E para garantir que os nutrientes e o sabor da goiaba se mantenham é preciso que haja máxima preocupação com a qualidade da fruta do trajeto do campo à indústria.

Por isso, abaixo você confere uma breve explicação de algumas etapas da transformação da fruta em polpa.

A colheita: antes de virar polpa, a fruta precisa sair do pé em boas condições

Os processos de plantio e colheita são as etapas iniciais da trajetória das frutas até se tornarem polpa. Primeiramente são escolhidas áreas considerando o clima e o solo, na sequência a seleção pelo tipo de variedade, além da dedicação de especialistas em todo o ciclo de cultivo.

No Brasil, por sua extensão e condições favoráveis, há disponibilidade de goiaba praticamente ao longo de todo ano. De acordo com a Secretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo, esse é o segundo maior produtor do país com cerca de 6.700 hectares plantados, a colheita de goiaba para indústria ocorre principalmente entre fevereiro e maio de cada ano.

A fabricação de polpa de goiaba

No Brasil, apenas a goiaba vermelha é processada para a produção industrial de polpa e de goiabada. O volume de goiaba branca vai para o mercado de fruta in natura.

Depois de colhidas, as goiabas são higienizadas e passam por um rigoroso processo de seleção. Em seguida uma das etapas do processamento é o da escolha da peneira de acordo com a finalidade do produto; se o produto final for um suco por exemplo pode ser utilizada a peneira de 0,3 ou 0,5 mm para filtrar a “areia” (GRIT), que nada mais é do que a semente da goiaba processada; já para a produção de goiabada, a peneira mais utilizada é de 1.0mm ou 1.2mm, com o intuito de passar mais “pedacinhos” da goiaba que conferem aquele sabor de doce feito em casa. 

Ainda faz parte do processo, a etapa essencial de pasteurização que garante ao alimento segurança e padronização.

Na Atlântica Foods, todos esses processos contam com grande eficiência

Acesse o nosso site, conheça nossa história e deixe-nos saber sua demanda!

Disponibilizamos polpa de goiaba integral ou concentrada e suco concentrado clarificado, asséptico ou congelado, orgânico ou convencional.

Deixe um comentário

Veja também

Assine e receba conteúdos exclusivos!